terça-feira, 20 de abril de 2010

Isso é apenas um apoio, engravidar hoje em dia exige planejamento.

                                    

                          Projeto deve aumentar licença maternidade.
Um projeto de emenda constitucional pretende aumentar o tempo da licença maternidade de 120 dias para 180 dias que já esta sendo tramitado no congresso nacional. Se a câmera aprovar o projeto, o mesmo seguirá para o senado e depois de aprovado volta a ser publicado pelo congresso e assim começa a vigorar. A iniciativa visa também aumentar de cinco para seis meses a estabilidade no emprego. De acordo com o advogado previdenciário Thiago Vasconcelos, as gestantes empregadas em empresas que aderem ao Programa Empresa Cidadão já podem desfrutar do aumento da licença maternidade além até que o projeto seja aprovado pelos parlamentares. Em 9 de setembro de 2008 a Lei n° 11.770, criou o Programa Empresa Cidadã, que permite a empresa participante do programa a concessão de mais de 60 dias de licença maternidade as suas empregadas em troca de benefícios fiscais. Algumas empresas, no entanto não aderem ao programa, pois a própria lei restringiu a adesão das pessoas jurídicas tributadas com lucro real, excluindo assim empresas registradas como Simples, empregadores domésticos e empresas tributadas pelo lucro presumido. Com isso as gestantes poderão ainda desfrutar da licença de 28 dias antes do parto. Segundo o advogado, a empregada terá direito a remuneração integral nos mesmos moldes devidos no período de percepção do salário maternidade pago pelo regime salarial da previdência social. E neste período de prorrogação da licença maternidade, a gestante não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança não pode ser mantida em creche ou organização similar. Para a sociedade brasileira de pediatria os seis primeiros meses de vida do bebe são decisivos e insubstituíveis para o crescimento e diferenciação do sistema neurológico do recém-nascido, sendo um dos fatores para o desenvolvimento da criança. O advogado fala ainda que as despesas com INSS serão de 1,69 bilhões por ano o que corresponde a 1% do total de todos os gastos, ja o estado lucrará com maior tempo de amamentação.
 

domingo, 18 de abril de 2010

Bispo ensina como faturar dos fieis nesta crise.

O bispo esperto                             
    Um vídeo foi entregue esta semana ao Ministério público de São Paulo por um ex-membro da igreja universal, de tantos escândalos, Igrejas universais pregam a salvação diante da entrega do dízimo em mais uma situação de desrespeito com os fieis foram constatadas, o vídeo revela o Pispo Romualdo Paneiro ensinando entres os bispos da cúpula da igreja universal como induzir, persuadir e enganar fieis através da fé. A pregação combinada foi efetuada em meio à crise econômica de 2008, e só agora tem esta repercussão porque foi denunciado.   As gravações são de duas reuniões feitas por videoconferência, conduzidas pelos líderes na sede, em São Paulo, e acompanhadas em tempo real nos Estados. Lembrando que os vídeos podem ser visualizados pelo www.youtube.com (site de visualizar vídeos da Internet.) o religioso é ainda um dos nomes mais importantes na igreja e apontado pelo líder Edir Macedo como o seu sucessor, isso explica sua audácia. Em um dos vídeos, Panceiro orienta outros bispos a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem biblíco Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e por isso foi agraciado.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O prazo para declarar o IR (Imposto de Renda) está terminando.


     O prazo para declarar o IR (Imposto de Renda) se encerra dia 30 de abril, para prestarmos conta a receita federal e não deixarmos tudo para ultima hora basta baixar o programa no site da receita federal, www.receita.fazenda.gov.br. São necessários todos os documentos e informes de rendimento, comprovantes de despesas médicas e gastos com educação, estratos bancários, despesas e doações pagas, documentação patrimonial (como escrituras, notas fiscais, documentação de veículos), documentos pessoais e dos dependentes.   Qualquer pessoa pode fazer a declaração do IR em casa, é só estar bem atento e antes de baixar o programa da receita federal que lhe dá suporte para declarar verifique e separe toda documentação e os informes do ano de 2009 lembrando que são todos seus gastos tanto de banco como de fontes pagadoras. Devemos fazer um levantamento dos extratos de aplicações financeiras. Se o banco não nos enviou, deve estar disponível via internet. Se não conseguimos encontrar, podemos ligar para o gerente. Um bem comprado a terceiros também conta como gastos é só localizarmos a data da compra, valor, CPF ou CNPJ para inserirmos na declaração anual.    O maior medo e insegurança de muitos cidadãos na hora de preencher a declaração sozinho sem a presença de um especialista na área de contabilidade é justamente não errar, quando ocorre um erro não devemos entrar em pânico basta fazer uma correção pela declaração retificadora. A Receita Federal informa que a multa por atraso na entrega é de 1% ao mês, calculada sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do IR devido. Até segunda-feira 29 de março, quase 5 milhões de contribuintes haviam entregue a declaração ao Leão. Isso representa apenas 20% das 24 milhões de declarações que a Receita deve receber até 30 de abril.

                                Estudante de jornalismo:    Ana Macario