quarta-feira, 31 de março de 2010

As coisas que ninguém tem coragem de falar, eu falo

                                  
 Poderia iniciar uma matéria ou um artigo com um tema novo, mas preciso rebuscar os velhos temas que já não são mais novidades entre as pessoas. E são nesses temas que ocorrem muitas polêmicas e restrições das quais os indivíduos desconhecem, sobre determinados assuntos e direitos que vivem sorrateiramente na vida dos cidadãos na sociedade.    

                                                  As propinas no trânsito!
       As pessoas são tão vítimas quanto o sistema de trânsito é um círculo vicioso e irregular muito aceito e comum. Falamos tanto dos políticos e nos esquecemos o quanto somos politicamente errados no dia-a-dia e nas regras que a sociedade impôs para vivermos em grupo. O fato é camuflado e ninguém ousa falar, quando o fiscal de trânsito pára um veículo nas ruas, de preferência na saída de shows, bares, feriados e em épocas festivas. A ação é bem investigativa eles pedem os documentos, verificam se o extintor está na validade de uso, checa uma coisa e outra mais se o IPVA ou demais itens estiverem irregulares não adianta reclamar e sim autuar e multar o cidadão, que já vem desanimado com as contas que são sempre altas, o plano de saúde, a conta de água, a conta de luz e impostos de renda que pagamos. O momento é decisivo para o motorista sair daquela situação sem multa que variam entre 100,00 á 3.000,00 reais, o jeito é conversar com o guarda ou apelar para aquele número de um amigo comandante do batalhão que às vezes nem lembramos o nome, mas usamos para nos safar do prejuízo. É uma ladainha, ninguém sabe dos dois quem precisa mais o guarda ou o motorista então os dois chegam a um consenso, e a hora esperada é chegada, o guarda de trânsito olha o motorista e recomenda que ele coloque no bagageiro da moto ou na prancheta de multa uma propina, ou melhor, uma ajuda para o café da noite ou da manhã dependerá do horário. E assim tudo se resolve com um final feliz, o motorista sai de fininho suando frio da multa que escapou e o guarda de trânsito fica feliz porque aquele indivíduo foi mais um infrator de tantos que ele parou durante o dia nas blitz. Pois assim é o nosso país, das injustiças e irregularidades.
 
          Estudante de jornalismo Ana Macario

quarta-feira, 24 de março de 2010

Professores realizaram greve de 24 horas e interditam Av. Cruz Cabugá.

            
          Os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco realizaram uma greve de 24 horas nesta quarta-feira com o apoio do sindicato dos trabalhadores em educação de Pernambuco o (SINTEPE). Nossa imprensa acompanhou de perto a passeata que os professores fizeram da Av. Cruz Cabugá ao Palácio das Princesas ás 14h20min. Não houve acordo com o governo do estado, os três modelos apresentados nas duas últimas rodadas de negociação acarretaraõ uma desestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), além de incorporar os 60% da gratificação pelo exercício do magistério segundo informações do Sintepe. A principal reivindicação dos professores é a aplicação da lei que prevê implantação do Piso Salarial Nacional. Contudo, a passeata era para reivindicar melhorias na educação.

terça-feira, 23 de março de 2010

O barato que sai caro!


  
                Muito cuidado na hora das ofertas irresistíveis ainda mais quando o produto é também inevitável.  O alerta é para aqueles alimentos perecíveis vendidos nas ruas e nas feiras que muitas vezes são alimentos vencidos ou com a data ilegível justamente para burlar o consumidor.    A oferta é tão forte que fomos para as ruas conferir isto de perto e encontramos vários vendedores com produtos vencidos em enormes tabuleiros em pleno púbico, na ocasião encontramos um homem vendendo caixas de chocolate, algumas pessoas chegam olham o produto diz que o preço ta bom e levam outros checa a validade, como nós fizemos e avisam para eles que o alimento está vencido, a caixa de chocolate estava vencida desde 30 de julho de 2009 e o custo é de 2,00 reais na caixa pequena de 193 g, 4,00 reais na caixa maior de 300 g ao avisarmos, o mesmo nos encarou naturalmente e respondeu com um ar persuasivo de vendedor ‘’Há varias pessoas que compram e nunca voltam para reclamar’’ Com certeza se algum cliente pensar em voltar no local para devolver ou reclamar, não vai encontrar nada porque estes vendedores ambulantes sabem da baixa qualidade de seus produtos e com isso todos os dias se instalam em lugares diferentes, para se safarem de uma investigação, vigilância sanitária e das pessoas voltarem para devolver o produto. Nossa imprensa já vinha em busca destes vendedores inclusive o mesmo da caixa de chocolate passou uns dias perto do Metrô Central Recife e agora encontrasse na rua duque de Caxias, Lembrando que não permanecem muito tempo no local e suas vendas geralmente começam no final da tarde onde a visão já não é tão boa por conta da iluminação e o foco destes vendedores irregulares no centro do recife fica na rua: Imperatriz, Cais de Santa Rita, Metrô Central Recife e Duque de Caxias, onde encontramos o vendedor da caixa de chocolate.  

                                                                                                                              Ana Macario

 Confira as fotos.
fotos: Máximo Junior

domingo, 21 de março de 2010

A insegurança desconfortável de andar no centro do Recife

As coisas que ninguém tem coragem de falar, eu falo


         O recife é uma cidade bela, mas não é uma cidade que podemos desfrutar destas belezas através de passeios, porque temos medo dos assaltos ou de termos um órgão perfurado por palito de espetinho desferido por um menino de rua. A situação é tão crítica que não confiamos nem nos responsáveis pela segurança pública da cidade onde muitas vezes pegam afeição por aqueles meninos de ruas que vivem rondando e atormentando a vida das pessoas pelas ruas do centro do recife e em pontes nas quais precisamos trafegar, é comum vermos os policiais pegar os meninos de ruas e soltarem em seguida  ou levarem para uma rua escura onde os menores também saem livremente, a violência também assusta já que somos alertados por casos de pessoas que perderam órgãos, o baço ou bexiga perfurados por um palito de espetinho usado como arma pelos infratores menores abandonados. E as autoridades seguem neutras junto com uma gestão pública deficiente e inoperante quanto à questão da segurança.  Enquanto isso os meninos de ruas retratam um super malabarismo em cena de terror subindo sobre as janelas de ônibus em gesto de macacos roubando celulares, relógios óculos, bonés e bolsas, fato tão comum e banal que já virou rotina do dia a dia das pessoas no centro do recife.   E assim é nosso país das injustiças e irregularidades.

 Ana Macario

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ás mulheres

            MULHER
SÓ O TEMPO AMADURECE
SUPERA NOITES E DIAS,
E CRESCE COMO UMA FLOR.
ALIMENTA-SE DE RISO E CHORO,
POR QUE É RAZÃO E ESPLENDOR.

MULHER É A MAIS LINDA ENTRE OS VENTOS,
E NOS HOMENS ESTÃO EM PENSAMENTOS.
ALGUNS AS PERDEM,
OUTROS AS GANHAM.

MAIS VALE UMA MULHER,
QUE UMA SIMPLES OPORTUNIDADE.
ISSO PODE NÃO TOCAR A ALMA,
NEM DESENHAR SORRISOS,
MAS PARA QUEM AS AMAM!
É PLENITUDE.
                                  Ana Macário




           

domingo, 7 de março de 2010

Que o momento seja favorável a todos!


                             ATENDIMENTO LENTO DA CELPE
      A comunidade de Jaboatão dos Guararapes não está satisfeita com o atendimento da Celpe situada dentro do shopping Guararapes e a espera por atendimento chega a durar um dia inteiro por pessoa nessa ocasião os atendentes atendem em média 100 pessoas por dia e inclusive pessoas de outras regiões como: Recife, Camaragibe, Paulista e outras cidades, segundo explica uma atendente que não quer ser identificada. Ainda neste lema de demora ocorrem alguns desrespeitos aos idosos que tem seus lugares preferenciais tomados por pessoas normais. Conferimos de perto como é ser atendido na Celpe e nos deparamos realmente com um lento atendimento e aguardamos uma manhã e uma parte da tarde para sermos atendidos, algumas pessoas chegam a pegar fichas e voltam para suas casas até chegar à vez de serem atendidas. Ainda no local constatamos que alguns clientes impacientes e não idosos são atendidos na vez preferencial.                Como pode?